terça-feira, 31 de março de 2009

Casos práticos sobre princípios

A PT Comunicações, maior empresa de telecomunicações em Portugal, abre vagas para a eleição de novos consultores da PT. Carlos Salgado, licenciado em economia há quatro anos e com uma elevada experiência nesta área, e o filho de Jorge Sampaio, Bruno Sampaio, recém-licenciado na mesma área, candidatam-se a esta vaga.
Findo o processo de decisão, Bruno Sampaio acaba por conseguir preencher a vaga.
Carlos salgado, descontente com o sucedido, alegou o facto de existirem interesses particulares que tiveram influência na decisão e por conseguinte no preenchimento da vaga por Bruno Sampaio. Apresenta com este efeito uma notícia do jornal “Publico” de 27 de Agosto, que dizia que: “o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio continua a encaixar a sua prole em bons empregos…”.
Bruno Salgado conclui afirmando que a vaga tinha sido atribuída a Bruno Sampaio, por mérito do seu nome familiar e não pelo preenchimento dos requisitos necessários, para aceder ao cargo em questão, uma vez que, se tinha licenciado com uma nota final de 17valores e Bruno Sampaio com uma nota final muito cinzenta de 10valores. Alega que houve violação do princípio da imparcialidade.
Quid Iuris?


Catarina Fernandes e Joana Salvador, duas jovens licenciadas em gestão pelo ISEG, trabalham há 3anos numa empresa de gestão e recursos humanos. No passado dia 18/02/09 Joana é convidada para um novo cargo na empresa, cargo esse onde iria ganhar muito mais. Catarina, funcionária igualmente exemplar, alega dizendo que também ela tinha o direito de subir na carreira, já que, preenchia os mesmos requisitos da sua colega. Terminara o curso com uma nota de 15valores, tal como Joana, tem o mesmo tempo de serviço e sempre foi uma funcionária prestável. Afirma que houve violação do princípio da igualdade.
Quid Iuris?

Sem comentários:

Enviar um comentário